II Simpósio Discente do Campo de Públicas

De 10 a 13 de novembro de 2025

Prepare-se para o II Simpósio Discente do Campo de Públicas: Brasil: diálogos e perspectivas à luz das Políticas Públicas. Organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC, o evento será realizado no campus São Bernardo do Campo e propõe debates sobre poder e governança, políticas educacionais, acesso a direitos por populações vulnerabilizadas e relações internacionais.

Brasil, diálogos e perspectivas à luz das Políticas Públicas

Em 2025, o tema escolhido para II Simpósio Discente do Campo de Públicas é “Brasil: diálogos e perspectivas à luz das Políticas Públicas”. 

O Brasil vive um cenário desafiador em termos políticos e sociais, que demanda um olhar crítico sobre suas instituições públicas, a relação entre os diversos atores e a mobilização de interesses políticos. Apesar das diferenças entre municípios, estados e a União, há desafios compartilhados no cenário nacional: ampliar a cobertura e a qualidade dos serviços, reduzir desigualdades, recuperar a confiança nas instituições democráticas e a relação com as transformações tecnológicas em curso.

Assim, o II Simpósio Discente do Campo de Públicas tem como objetivo construir um espaço de diálogo e reflexão qualificada sobre esses temas, favorecendo a produção de conhecimento das áreas relacionadas. Estruturado a partir dos trêseixos transversais do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC — Políticas Públicas em Perspectiva Internacional; Instituições, Sociedade e Governança Democrática; Análise e Gestão de Políticas Públicas — o evento articula diálogo em torno das principais dimensões do Brasil contemporâneo.

Com foco em uma gestão pública cidadã, atenta às vulnerabilidades sociais, a garantia dos direitos humanos e ao fortalecimento da democracia, o Simpósio propõe discutir os caminhos da produção científica no Campo de Públicas, trazendo debates que favoreçam os estudos e os questionamentos sobre as dinâmicas do Estado que estão relacionadas às diversas situações políticas, sociais, econômicas, culturais e ambientais, que são experimentadas pela sociedade brasileira.

Diante de rápidas transformações e ameaças persistentes, o evento convida a pensar o Brasil necessário, a partir das reflexões científicas  produzidas por mestrandos, doutorandos, docentes e pesquisadores do campo de públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) e de outras instituições envolvidas